Famílias que se enquadram nos requisitos do programa SOS Estiagem já tem acesso ao benefício de R$ 1 mil a partir desde 13 de outubro. Neste primeiro momento, poderão sacar o benefício 12.978 assentados da Reforma Agrária, ribeirinhos, quilombolas e indígenas residentes em áreas rurais, com inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico). O valor, em parcela única, estará disponível em todas as agências do Banrisul durante o período de 80 dias. Os beneficiários devem se dirigir ao Banrisul para averiguar a situação e realizar o saque do valor.
Construído pelo governo do Estado a partir da constatação de perdas no campo provocadas pela escassez hídrica na última safra de verão, o SOS Estiagem repassará o apoio financeiro àquelas famílias que residirem em município que declarou situação de emergência ou de calamidade pública decorrente da estiagem, entre dezembro de 2021 e 31 de março de 2022.
Para acessar o recurso, as famílias de assentados da Reforma Agrária e dos povos e comunidades tradicionais também terão que ter inscrição ativa no CadÚnico para programas sociais do governo federal, em 29 de março de 2022. Os dados foram obtidos junto ao Ministério da Cidadania.
Arvorezinha