A Defesa Civil do Estado e a Sala de Situação estão atentas ao avanço de uma frente fria que trará chuvas ao Rio Grande do Sul entre os dias 15 e 18 de junho.
No sábado (15), prevê-se instabilidades generalizadas sobre grande parte do RS, com chuvas moderadas a fortes e ocorrência de descargas elétricas. Há risco de eventual queda de granizo e rajadas de vento em áreas da Campanha, Sul, Missões e Centro. Os acumulados variam entre 20mm/dia e 30 mm/dia, com possibilidade de alcançar 50 mm/dia no Oeste, Centro, Campanha e Sul.
Já no domingo (16), as chuvas serão mais intensas sobre as Missões, Noroeste, Centro, Vales, Região Metropolitana, Costa Doce, Litoral Médio e Norte e Serra. Os volumes esperados variam entre 40mm/dia e 70 mm/dia, podendo exceder pontualmente 110 mm/dia nas Missões, Centro, Vales, Região Metropolitana e Litoral Norte, com condições de ventos pontualmente fortes.
A Sala de Situação do Estado mantém o monitoramento das condições hidrometeorológicas para a próxima semana. A Defesa Civil já está em articulação com as prefeituras para adoção de medidas preventivas, especialmente em locais com pequenos rios, córregos e sistemas de escoamento que necessitam de manutenção e limpeza devido aos eventos meteorológicos anteriores. Também é possível a lenta elevação de rios principais e alagamentos pontuais.
Arvorezinha