APRESENTAÇÃO
Desenvolvido pela Administração Pública de Arvorezinha e Agyle , este projeto propõe realizar o Natal no Morro, 32ª edição, com o Espetáculo teatral “Foi assim que tudo aconteceu”.
O evento faz parte da história do município, sendo um momento de celebração do Natal em comunhão com a família, comunidade local e regional.
O Natal no Morro, já em sua 32ª edição, se consolidou como uma tradição cultural e se destaca como instrumento de desenvolvimento econômico local e regional. Artes cênicas, artes plásticas, música, dentre outras artes produzidas por pessoas da comunidade local, movimentam a economia criativa e promovem geração de emprego e renda.
FORMATO
O Natal no Morro de Arvorezinha é um acontecimento social, cultural e artístico para o Estado do Rio Grande do Sul, o qual integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado. Construído pela própria comunidade com atores, músicos, cantores e dançarinos, artistas e artesãos diversos e de várias gerações, etnias e gênero às quais compartilham vivências ao longo do tempo, construindo história.
O Espetáculo compreende três momentos:
O Presépio confeccionado em madeira, com peças em tamanho correspondente a figura humana formando cenários que refletem a história bíblica e permanece exposto entre novembro e janeiro de cada ano.
Autos de Natal que acontecem em dezembro contando a história no nascimento de Jesus em duas apresentações.
F e i r a D e l í c i a s d e N a t a l , u m a oportunidade para integração e socialização com exposição de arte, apresentações artísticas e a típica culinária local.
32° Natal no Morro
Espetáculo Natalino
“E foi assim que tudo começou”
Sinopse:
São Francisco de Assis lá pelo ano de 1223 idealizou o primeiro presépio da história. Na época, o frade da igreja queria celebrar o nascimento de Jesus de uma maneira diferente e inovadora. Contudo, a Igreja não aprovava representações das cenas bíblicas. Assim, o jeito encontrado por São Francisco foi montar a cena em Gréccio na Itália, com pessoas e animais reais, mas sem nenhum tipo de interpretação. Com o passar do tempo, o presépio ganhou o mundo e começou a ser montado com bonecos e estátuas dos mais variados materiais, para relembrar a origem humilde e humana de Jesus Cristo.
Em Arvorezinha há 32 anos, artistas locais mantêm vivas as lembranças afetivas vividas na infância, vindas desde o ano de 1950, época em que uma senhora alemã de Roca Sales, Dona Erna, armava um mágico e lindo Presépio no salão do seu hotel, situado na esquina da Rua Osvaldo Aranha com a Rua Barão do Triunfo.
A cidade inteira visitava o local. D. Erna além de convidar as pessoas para apreciarem ao Presépio, distribuía aos visitantes bolachas natalinas. Era algo mágico e encantador.
Com o passar dos anos, em 1991, surgiu à ideia de resgatar as emoções vividas na infância. Aos poucos foi- se construindo o maior Presépio em madeira, pintado nas duas faces em 3ª dimensão, em várias cenas que retratam a história do nascimento de Deus menino no o majestoso Morro da Matriz, que bordado de hortênsias, serve de palco para o espetáculo do Natal no Morro quando o presépio ganhou vida.
Direção de Pablo Capalonga
Para maiores informações:
Telefone: (51) 9 9592.5105 - (51) 9 9606.2402
E-mail: cultura@arvorezinhars.com.br ou gabinete@arvorezinhars.com.br